O médico hematologista é o profissional especializado em diagnosticar e tratar doenças relacionadas ao sangue. Em grande parte dos casos, os pacientes chegam até o meu consultório encaminhados por outros médicos, sempre quando há necessidade de investigar alterações nos exames de sangue.
A ida ao médico hematologista é uma certeza de receber todo o suporte necessário e a segurança de ter acesso às orientações e encaminhamentos adequados para cada caso. Independente do motivo para o encaminhamento ao hematologista, a primeira consulta é marcada por uma conversa ampla sobre o caso do paciente, geralmente com as avaliações preliminares e a disponibilização do maior número de informações possíveis para que o tratamento tenha êxito.
O médico da hematologia está preocupado com o tratamento de distúrbios sanguíneos e malignidades, incluindo tipos de hemofilias, anemias, coagulopatias, tromboses, leucemias, linfomas, dentre outras. De forma mais ampla, a hematologia é um ramo da medicina interna que trata da fisiologia, patologia, etiologia, diagnóstico, tratamento, prognóstico e prevenção de distúrbios relacionados ao sangue.
Os hematologistas trabalham em vários ambientes, incluindo bancos de sangue, laboratórios de patologia e clínicas privadas. Os especialistas neste ramo da medicina podem escolher se concentrar em tópicos específicos no campo da hematologia, como órgãos linfáticos e medula óssea e podem diagnosticar irregularidades de contagem sanguínea ou irregularidades plaquetárias. Eles são capazes de tratar órgãos que são alimentados por células sanguíneas, incluindo os linfonodos, baço, timo e tecido linfóide.
As principais doenças, cujo tratamento é guiado pelo médico hematologista, são: anemias, doenças de coagulação sanguínea, plaquetas altas/baixas, ferritina elevada, tromboses, linfomas, mielomas, leucemias, doença falciforme, dentre outras.
Certa vez, Hipócrates, considerado o pai da medicina ocidental, escreveu a célebre frase “primum non nocere”, que significa, “primeiro não causar dano”. Estas três palavras proferidas há séculos por Hipócrates ainda podem ser consideradas muito atuais quando falamos na atuação do médico em relação ao tratamento de seus pacientes.
Além de todo conhecimento construído ao longo de sua graduação, especializações, residências, dentre tantas outras qualificações, o médico tem o dever de atuar dentro dos preceitos éticos e morais que a profissão determina. Isso significa que, em hipótese alguma, a atuação do médico deve ser outra senão primar pela saúde e segurança de seu paciente ao longo do tratamento.
“Primum non nocere” faz parte do juramento da profissão da medicina e faz com que possamos nos orgulhar do nosso papel à favor da vida. Procure sempre um hematologista de confiança!
Em Passo Fundo, o Dr. William Scheffer Chaves realiza os atendimentos no Instituto Campbell, na Rua Paissandú nº 549, sala 1101, no centro da cidade. O telefone para contato é o (54) 3311-0591 ou se preferir, pode enviar um Whatsapp para o número (54) 99631-0202 para agendar a sua consulta.
No município de Marau, o Dr. William Scheffer Chaves atende junto ao Hospital Cristo Redentor (HCR). O telefone para contato é o (54) 3342-9400.
Confere os contatos abaixo: