No Dia Nacional do Hematologista e Hemoterapeuta, comemorado neste 29 de outubro, Dr. William Scheffer Chaves explica a importância de popularizar a especialidade
A hematologia é a especialidade da medicina que estuda o sangue, os órgãos formadores de sangue e doenças relacionadas ao sangue. Atualmente, ainda enfrenta alguns desafios para ficar mais próxima da população em geral. Neste 29 de outubro, Dia Nacional do Hematologista e Hemoterapeuta, o médico especialista, Dr. William Scheffer Chaves, compartilha algumas ações para popularizar o assunto.
De forma prática, o médico hematologista está preocupado com o tratamento de distúrbios sanguíneos e malignidades, incluindo tipos de hemofilias, anemias, coagulopatias, tromboses, leucemias, linfomas, dentre outras doenças.
“A hematologia é uma área, como todas da medicina, em constante evolução, cada vez com mais ferramentas de diagnóstico e tratamentos. Tudo isso, com uma atuação individualizada, caso a caso de cada paciente. Como desafio para o futuro, acredito que um melhor acesso da população aos tratamentos mais modernos que temos seja o maior deles”, entende o hematologista.
Chaves revela que a escolha pela hematologia e hemoterapia surgiu durante seus estágios práticos, ainda na graduação. Quando estava no último ano da faculdade, a decisão pela especialidade já estava tomada.
“Hoje, me sinto realizado com a hematologia. Tenho com missão profissional tornar essa especialidade ainda mais próxima das pessoas, conscientizando sobre as doenças, os tratamentos, a qualidade de vida do paciente, dentre outros aspectos”, explica o médico.
Há um ano, Chaves lançou o portal www.drwilliamchaves.com.br totalmente dedicado à especialidade, com conteúdos atualizados semanalmente. O canal buscou atender uma lacuna de informações completas, confiáveis e acessíveis ao público em geral. Nas redes sociais, pelo @drwilliamchaves, o médico hematologista dedica seu tempo na produção de conteúdos rápidos, incluindo vídeos explicativos sobre as curiosidades da área.
“Eu defendo uma hematologia com atendimento humanizado e de excelência. Para além disso, gosto de trabalhar a especialidade de forma objetiva, para que ela fique cada vez mais próxima de pacientes e da população em geral que se interessa pelo tema”, conclui Chaves.