Dr. William Scheffer Chaves explica qual a periodicidade na realização dos “check ups” e reforça a importância de hábitos saudáveis
“Ano novo, vida nova”. Para muitos, o início de um novo ciclo representa a revisão do atual estilo de vida, a renovação de promessas e a busca por mudanças de hábitos. Outro aspecto que também é recorrente nesta época diz respeito aos exames de rotina, os populares “check ups”. Para o hematologista, Dr. William Scheffer Chaves, a prática é considerada uma aliada na busca por mais saúde, mas não deve atuar sozinha.
“Exames de rotina não substituem um estilo de vida saudável e adequado. Eles são chamados de exames complementares, ou seja, complementam as condições clínicas do paciente. Sendo assim, um paciente saudável com adequados hábitos de vida provavelmente terá seus exames de rotina normais”, explica o especialista.
Chaves também pontua que cada paciente deve ter a análise do seu caso de forma individual.
“Para os adultos aparentemente saudáveis, estes exames devem ser realizados a cada dois anos. Para idosos que sofrem com problemas como obesidade, diabetes ou colesterol, assim como adultos sedentários ou fumantes, os exames de rotina devem ser feitos anualmente”, detalha o hematologista.
A importância do hemograma
O médico hematologista destaca que, dentre o rol de exames que são considerados de rotina, o hemograma é o mais solicitado na prática médica.
“Ele fornece vários dados sobre a saúde do paciente, sobre seus glóbulos vermelhos, brancos (células de defesa) e plaquetas”, reforça Chaves, que também lembra o papel do hematologista como profissional responsável por avaliar o exame. “Sempre que existir alguma alteração neste exame deve-se procurar um hematologista”, cita.
Tipos de exame de rotina
Além do hemograma, Chaves lista outros exames considerados de rotina, como colesterol total, HDL, LDL, triglicerídeos, TSH, T4livre, glicemia de jejum, TGO, TGP, uréia e creatinina. Somam-se a este grupo, no caso das mulheres, exames específicos, como por exemplo o Papanicolau e a mamografia.