Dr. William S. Chaves
Hematologia com atendimento humanizado e de excelência
Em diversos casos, a escolha pela profissão consiste em reflexos de experiências vividas ao longo da vida, que de alguma forma, implicam nas escolhas feitas no âmbito profissional.
Foi o caso do médico hematologista, Dr. William Scheffer Chaves, que antes mesmo de decidir pela profissão, já conhecia a rotina agitada dos Hospitais. Entre suas primeiras lembranças atreladas à medicina está o contato frequente com as instituições de saúde.
“Desde pequeno tive muito contato com hospital. Por algumas vezes, lembro que precisei ficar internado para tratamento de doenças como pneumonia, apendicite dentre outras. Mesmo sendo na infância e eu não ter muitas recordações, isso certamente ficou guardado no meu subconsciente”, revela o profissional.
O que poderiam ser memórias para ficarem ocultas, Dr. William transformou em motivação. Já durante a adolescência estava decidido sobre a futura profissão. Ainda assim, a escalada para chegar ao sonho exigiu muito estudo, foco e dedicação. O resultado do empenho no curso pré-vestibular veio um ano e meio após concluir o ensino médio, com sua aprovação no curso de medicina.
“Depois de seis anos de graduação, após a minha formatura, fui ser médico do Exército Brasileiro, onde permaneci por um ano. Passado esse período, entrei na minha primeira especialidade em Clínica Médica, por um período de dois anos e após ingressei na especialidade de Hematologia e Hemoterapia por mais 2 anos no Hospital Nossa Senhora da Conceição em Porto Alegre”, relembra.
Os caminhos até a hematologia
O resultado da qualidade do trabalho de um profissional depende de suas experiências ao longo da carreira. No caso de William, uma imersão na rotina militar foi apenas uma das muitas vivências que compartilha.
“Logo após minha graduação, fui ser médico voluntário no Exército Brasileiro, quando ingressei no 1º Batalhão de Comunicações de Santo Ângelo, no noroeste do Rio Grande do Sul, em meados de fevereiro de 2016. Tive a oportunidade de ter experiências que me proporcionaram um desenvolvimento pessoal enorme com os valores militares, como a disciplina, aprimoramento técnico dentre outros que levo comigo para a vida de médico”, ressalta William.
Já a paixão pela hematologia e hemoterapia surgiu durante seus estágios práticos, ainda na graduação. Quando estava no último ano da faculdade, a decisão pela especialidade já estava tomada.
Hoje, após anos de atuação, o Dr. William projeta o futuro da profissão pautado pelo acesso da população aos tratamentos cada vez mais modernos e eficazes.
“A hematologia é uma área, como todas da medicina, em constante evolução, cada vez com mais ferramentas, diagnósticos, assim como tratamentos. Tudo isso, com uma atuação individualizada, caso a caso de cada paciente. Como desafio para o futuro, acredito que um melhor acesso da população aos tratamentos mais modernos que temos seja o maior deles”, entende o hematologista.
A missão do médico no dia a dia das pessoas
O propósito da medicina está na atuação em prol da prevenção de doenças. “Sempre desejamos saúde para as pessoas em seus aniversários e em datas comemorativas.
O médico deve atuar na prevenção de doenças, e quando não for possível, na prevenção, tratando de forma humanizada o paciente, alinhando conhecimento técnico em constante aprimorando, com o entendimento de que o paciente tem suas expectativas, medos, anseios, dúvidas da situação em que se encontra”, aponta o profissional.
Conheça melhor a Hematologia
Conheça as dúvidas frequentes sobre a Hematologia e quando é a hora de agendar a sua consulta.